domingo, 31 de março de 2013

O renascimento


O período do Renascimento, ou Renascença Italiana se passou na Europa entre os séculos XIV e XVI. Pode-se dizer que foi um período transitório entre a Idade Média e a Idade Moderna  do qual foi marcado por importantes mudanças no pensamento sócio cultural, refletidos na economia, política e religião. Jacob Burckhardt, em seu livro “A Cultura do Renascimento na Itália”, escrito em 1867, define claramente o termo “Renascença“, como entendemos hoje. Trata-se de um período de ”descoberta do mundo e do homem“. A volta aos paradigmas da Antiguidade Clássica, que trazia como ideal o humanismo e o naturalismo, foram os principais fios condutores de todo um período de reflorescência empírica e científica de uma época.

Toscana, entre as cidades de Siena e Florença, foi onde o Renascimento se originou, proliferando-se mais tarde por toda a Europa. Grandes transformações ocorreram na cidade de Roma, o que originou o surgimento de importantes nomes na literatura, arquitetura, bem como nas artes plásticas. Esta, que por sua vez foi marcada pela busca do belo, trazia em seus parâmetros de perfeição o estudo de anatomia, simetria e proporção das figuras.
Destacam-se alguns desses grandiosos nomes que marcaram a história das artes, com seus retratos, pinturas, esculturas e arquiteturas dignas de caráter divinal, artistas como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello, BrunelleschiBotticelli, podendo ser dito que foram um dos maiores representantes do movimento renascentista.
Leonardo da Vinci é o que se pode ter como referência de um homem Renascentista. De uma personalidade inquieta, ele não se contentava em dedicar-se apenas a uma área. Pintura, escultura, engenharia, matemática, poesia, música e ciência o fascinavam. Suas pinturas são conhecidas mundialmente e nenhuma outra obra de qualquer outro artista até os tempos de hoje foram tão reproduzidas quanto “Monalisa” e “Última Ceia”. Suas obras são passíveis de interpretações, pois em cada uma delas é possível identificar uma infinidade de detalhes que, certamente não foram criados ao acaso. Dominou com exímio a técnica de luz e sombra, usando pinceladas certeiras capazes de iludir qualquer observador mais atento.

O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é um dos símbolos da Renascença.
Leonardo é considerado por muitos estudiosos como um dos maiores gênios já existentes no mundo, levando em consideração a diversidade de suas criações, a contribuição que deixou para seus contemporâneos e o seu QI, avaliado em 180 em um estudo realizado no ano de 1926, sendo que a partir de 140 a pessoa já pode ser considerada gênio.
Michelangelo por sua vez também foi bastante destacado, pois produziu obras de arte por mais de setenta anos entre seus mecenas que iam desde membros da família Médici a papas romanos. Passou os anos entre 1508 a 1512 se dedicando a pintar o teto da Capela Sistina usando temas do Antigo Testamento, da qual lhe rendeu extremo trabalho. David, Baco e La Pietá estão dentre as esculturas de maior sucesso mundial, o que lhe rendeu o codinome de O Divino mesmo quando ainda era vivo.

Características das Obras do Renascimento:
* Diferentemente da pintura Medieval, rígida, simbólica e bidimensional, o movimento Renascentista integrava o natural, o humano e o espaço tridimensional, dando a perspectiva de profundidade, mais luz e cor;
* Houve um resgate da Cultura Clássica Greco-Romana, pois eram expressões de arte baseadas na razão, no antropocentrismo (homem no centro do universo), hedonismo e otimismo;
* Havia uma valorização da paisagem e da precisão do desenho;
* Mecenato – patrocínio de artistas durante o renascimento cultural, o qual era realizado por pessoas de posses, pela Igreja e Papas.
* Pode-se dividir o Renascimento em três fases: Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI, as duas últimas chamado de Alta Renascença.


Exercício 1: (PUC-RIO 2007)
À EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto características do Renascimento. Assinale-a.

A)        O retorno aos valores do mundo clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia.
B)        A valorização da experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza.
C)        A possibilidade de uma estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento.
D)        O fato de ter ocorrido com exclusividade nas cidades italianas.
E)        O uso da linguagem matemática e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza.

Exercício 2: (UFPB 2008)
(Adaptado) A Renascença ou Renascimento foi um movimento artístico e científico ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI. Sobre esse movimento, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
1)         A utilização de métodos experimentais e de observação da natureza e do universo orientou a ação dos cientistas durante o Renascimento. O período demarca, ainda, o início de um processo de maior valorização da razão humana e do indivíduo.
2)         O Renascimento, baseado na ideologia ab­solutista, foi um movimento de valorização do mundo rural. Essa característica pode ser entendida pela forte influência dos mecenas, uma vez que todos eles eram vinculados à agricultura.
4)         O Renascimento surge no período de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna e representa uma nova visão de mundo. Suas principais características eram o racionalismo e o antropocentrismo.
8)         Uma das mudanças propiciadas pela cultura renascentista foi a valorização da natureza, em contraste com as explicações sobrenaturais sobre o mundo.

Exercício 3. O movimento intelectual e cultural que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna ficou conhecido como:
a) Renascimento
b) Colonização
c) Descobrimento
d) humanização
e) Antropocentrismo

Exercício 4. Homens ricos que estimularam e patrocinaram o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas:
a) humanistas
b) mecenas
c) Racionalistas
d) Individualistas
e) greco-romanos

Exercício 5. O Renascimento iniciou-se:
a) Na França
b) Na Inglaterra            
c) Na Holanda
d) Na península itálica
e) No Novo mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário